quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FDC oferece equipamento informático a estudantes universitárias


A FDC acaba de oferecer seis computadores portáteis e uma impressora, a um grupo de seis estudantes universitárias, que se beneficiam da bolsa de estudos para a rapariga, concedida pela instituição.
Do equipamento, três computadores portáteis e uma impressora foram alocados as bolseiras que se encontram a frequentar cursos de Medicina, Direito e de Antropologia na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e outros foram alocados as bolseiras que se encontram a frequentar cursos de Direito e Administração e Gestão de Empresas Superior Politécnico e Universitário (ISPU) na cidade de Quelimane.
Benvida Timba, uma das beneficiárias que frequenta segundo ano do curso de Direito na UEM, agradeceu a FDC pelo apoio que tem prestado as bolseiras e referiu que o equipamento vai ajudar muito, pois, “o novo currículo esta centrado no estudante o que pressupõe a realização de muitos trabalhos. Daí que, com os computadores, vamos acabar com os atrasos na entrega dos trabalhos”.  
Na ocasião, Narciso Matos, Director Executivo da FDC referiu que a organização sempre esteve consciente dos constrangimentos causados pela falta deste equipamento, para as estudantes honrarem os seus compromissos académicos, e espera que “com este equipamento as nossas bolseiras tenham acesso ao mundo virtual e ilimitado do conhecimento científico que permita consolidar o processo de formação”.
Para suportar os custos da bolsa deste grupo de estudantes, a FDC conta com apoio do CRESIB (Centre de Recerca en Salut Internacional de Barcelona). No geral, a bolsa contempla pagamento das propinas, subsídio de alojamento, alimentação, material de didáctico e viagem de férias no fim do ano.
O financiamento insere-se no Programa de Educação para a Rapariga, uma iniciativa que a FDC está a desenvolver com apoio de parceiros desde 1999, tendo já beneficiado mais de 124 estudantes. Actualmente, 16 mulheres recebem bolsas da FDC, estando a prosseguir os estudos em diversas universidades de Moçambique, Brasil, África do Sul.

Nenhum comentário: