terça-feira, 21 de setembro de 2010

FDC entrega casa a vítima de xenofobia

Dentro da sua missão de fortalecer a capacidade das comunidades mais desfavorecidas para erradicação da pobreza e promoção da justiça social, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), vai entregar uma casa do tipo 1 a uma vítima de xenofobia, na vizinha África do Sul, em 2008. A casa, é constituída por um quarto e sala e será entregue a senhora Catarina Manungo, que vive a cerca de dois anos numa tenda de lona, montada num terreno, na zona da Matola Gare.
A cerimónia de entrega da nova casa, terá lugar amanhã, dia 22 de Setembro, pelas 9H00, no bairro da Matola Gare e contara com a presença do Dr. Narciso Matos, Director Executivo da Fundação, representantes de algumas organizações da sociedade civil, líderes comunitários e religiosos bem como de alguns membros da comunidade local.
Com este acto simbólico, a FDC pretende, por um lado, contribuir para minimizar o sofrimento desta família, essencialmente constituída por Mulheres (uma senhora e duas crianças), que vivem em situação de insegurança e, por outro, pretende chamar atenção das instituições do governo, doadores e das organizações da sociedade civil para a continuidade na assistência socioeconómica as vítimas de xenofobia que ainda se encontram no país e que precisam de assistência.
As obras de construção tiveram a duração de 6 meses, tendo sido investidos cerca de 12 mil USD, financiados pela W.K. Kellogg Foundation (Fundação Kellogg).
Vale a pena recordar que até ao momento, entre várias acções de apoio as vítimas de xenofobia, a FDC já produziu um vídeo documentário retratando a situação em que algumas delas se encontram a viver no país (até meados de 2009), promoveu encontros de reflexão envolvendo vários actores regionais, prestou apoio directo em termos financeiros e forneceu ensumos agrícolas à algumas vítimas, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Nenhum comentário: