segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gel Microbicida em Moçambique: estudo vai determinar abordangens de uso


Vai ter início apartir da segunda quinzena de Maio um estudo para determinar a viabilidade para realização de uma ensaio clinico de um gel vaginal de de uso diário. O estudo, vai envolver cerca de 90 mulheres e será realizado nas areas de saúde da Manhiça e de Mavalane, em Maputo.
Com a duração de 6 meses, o estudo pretende recomendar abordagens apropriadas de avaliação da adesão das mulheres no uso diário de um gel vaginal. Neste estudo será usado um gel inactivo ou seja placebo. Cada mulher participante do estudo irá receber um suplemento de gel placebo para cerca de 12 semanas, que correspondente ao período do seguimento no estudo.
O estudo irá gerar informação importante para futuros ensaios clínicos com gel Microbicidas, uma potencial ferramenta de prevenção do HIV cujo uso pode ser controlado por mulheres. Tendo em conta que por factores socio-culturais e económicos a mulher tem, geralmente, fraco poder de negociação do uso do preservativo com o seu parceiro esta seria uma alternativa viável para a prevenção da HIV.
O estudo esta a ser desenvolvido pela FDC em parceria com o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) e Instituto Nacional de Saúde e conta com o financiamento da European Developing Countries Clinical Trials Partnership, Medical Research Council (MRC), International Paternship on Microbicides e pelo DFID.

Nenhum comentário: