Teve lugar no dia 3 de Maio, no Bairro do Chamanculo, a sessão nacional de auscultação sobre a Pobreza em Moçambique. A mesma foi organizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Conselho Cristão de Moçambique (CCM), G20 e MISA Moçambique, tendo contado com a participação de representantes das ONGs, membros da igreja e representantes do governo encabeçados pela Governadora da Cidade de Maputo.
A sessão, foi o culminar de um conjunto de auscultações ja realizadas nas províncias de Inhambane, Zambézia e Niassa e, tinha como objectivo colher sensibilidades sobre a pobreza, os esforços desenvolvidos pelo governo e pela sociedade com vista a reduzir os indices no país.
Assim, os participantes reconheceram ser importante o cometimento de todos para se vencer a pobreza, tendo de seguida, as comunidades residentes envolvidas neste processo, efectuado um levantamento sobre os seus problemas específicos e das formas como ultrapassar.
De referir que esta actividade vai continuar a ser realizada, pois a informação colhida, servirá de base para alimentar o Relatório Anual da Pobreza (RAP). Esta iniciativa é de âmbito continental e é liderada pela Africa Monitor, uma instituição Sul Africana. Neste momento, para além de Moçambique, Libéria, Quénia e África do Sul também fazem parte dos países envolvidos na fase inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário