segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Graça Machel e Nelson Mandela vencem prémio "Heróis da Década"


A Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Graça Machel, e o seu esposo, o prémio Nobel da Paz Nelson Mandela, ganharam um prémio especial de uma instituição sueca pela acção na defesa dos direitos dos menores, numa eleição em que participaram mais de sete milhões de crianças.

Os organizadores do prémio anunciaram os vencedores no dia 20 de Novembro, numa nota em que incluem declarações destes dizendo que se sentem "muito honrados com o prémio", sobretudo pelo "lugar que as crianças ocupam nos seus corações e nas suas vidas".
O prémio especial "heróis dos direitos das Crianças da Década" foi atribuído pela fundação sueca "Children's World Association", ou associação das crianças do mundo.
A fundação atribui um prémio anual e este ano criou este prémio especial, para comemorar os seus 10 anos de existência.
As acções dos 13 nomeados para o prémio na defesa dos direitos das crianças foram explicadas em 53 000 escolas de 101 países e mais de sete milhões de crianças dessas escolas participaram na eleição.
Mandela e Machel foram eleitos entre 13 concorrentes e vão receber metade do prémio, de 1,1 milhões de coroas suecas (aproximadamente 4,3 milhões de meticais), sendo o restante distribuído pelos outros nomeados.


O prémio será entregue numa cerimónia que vai decorrer em Estocolmo, a 26 de Abril, com a presença da rainha Sílvia da Suécia.