segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Centro de Saúde 1 de Junho Conta com Novo laboratório


Dentro da missão, visão e valores da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), um dos objectivos centra-se no empoderamento das comunidades mocambicanas, reduzindo em particular, a vulnerabilidade de mulheres e crianças em situação desfavorecida. Uma das formas de reduzir a vulnerabilidade destes grupos é através da disponibilização de serviços de saúde  de qualidade.
É neste espírito que no dia mundial de luta contra a SIDA (1 de Dezembro), a Sra Graça Machel, Presidente da FDC, procedeu a entrega de um laboratório completamento reformado, ao Centro de Saúde 1 de Junho.
Para a reabilitação do empreendimento, a organização investiu cerca de 15 mil dólares, tendo obedecido com rigor os padrões das "Boas Práticas Clinicas Laboratoriais" (GCLP).
Assim, para além de análises gerais e de baciloscopia, o centro pode desenvolver investigações sobre o programa de Microbicidas, ligado ao estudo de um gel feminino para a prevenção do vírus do HIV.
Graca Machel considerou o acto como sendo um compromisso com vista a oferecer instrumentos de prevenção da mulher contra HIV/SIDA, tendo adiantado que em Janeiro de 2010, a FDC, em parceria com o Ministério da Saúde e outros parceiros, vão  iniciar ensaios clínicos de Microbicida, um instrumento virado para a protecção da mulher na luta contra doença do século.
Segundo Benilde dos Santos, directora do Hospital Geral de Mavalane, unidade que tutela o Centro de Saúde, a entrega do laboratório e a montagem da linha de processamento do exame de corrimento nas mulheres  vai permitir a reducão do tempo no atendimento dos doentes, na medida em que este centro não dispunha desta linha e socorria-se do Hospital  Geral de Mavalane. Prosseguindo, avançou que desta forma não só está garantida a melhoria das condicões de atendimento e da qualidade dos exames realizados, como também estão garantidas as condicões de biossegurança dos trabalhadores daquela unidade sanitária.
No geral, as obras consistiram na reabilitacão total do laboratório, isolamento de alguns sectores chaves, como a sala de colheita, de preparacões e a sala técnica, instalacão do sistema de frio, aquisicão de vários equipamentos, tais como geleira, estufa e mobiliário.
O Centro de Saúde 1 de Junho fica localizado no Bairro Ferroviário das Mahotas e atende mais de 103 mil habitantes   dos bairros Ferroviário, Hulene A e B, Laulane, 3 de Fevereiro, Mahotas e Magoanine, que compõem o Distrito Urbano Número Quatro (DM 4), na Cidade do Maputo.