sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Saúde Materno Infantil: Vacina da Esperança Renova sorrisos na Zambézia


O compromisso assumido pela Embaixada da Noruega para financiar em 2.3 milhões de dólares o projecto de apoio ao programa de vacinação, renova a esperança de um futuro risonho para as mamãs e crianças na Província da Zambézia.

Não se pode vacinar por vacinar. É preciso que se assegure uma vacinação de qualidade. Isto é: melhorar conservação das vacinas, capacitar o pessoal afecto ao programa, garantir a regularidade do fornecimento do “stock”, um registo eficaz dos dados estatísticos, entre outras medidas. É isso que a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), coordenador do projecto compromete-se em fazer na Zambézia.

Com taxas de mortalidade infantil mais elevada do país, 205 por mil nascimentos, Zambézia vai poder “renovar em 100% a cadeia de frio para a conservação das vacinas, com o oferecimento de 170 geleiras bivalentes (a gás e eléctricas), reabilitar o depósito provincial de vacinas, vai receber 5 viaturas, capacitar o pessoal da saúde”- Dr. Abdul Carimo, representante da FDC.

Tove Bruvik Westberg, Embaixadora, reconheceu que “o projecto é um exemplo de como as parcerias podem contribuir para o alcance dos objectivos globais”.

"O vírus não é nada, o terreno é tudo", dizia Louis Pasteur, responsável pelo uso científico da vacina, quando explicava que os vírus só se multiplicam sem controle (gerando doenças) em um organismo, se encontrarem terreno favorável para isso.

Esta iniciativa insere-se num projecto que iniciou em 2002 na Província de Cabo Delgado, tendo sido desenvolvida em 2006 na Província de Nampula, onde os níveis de cobertura de criaças completamente vacinadas chegaram a atingir a 80%.
As vacinas são o meio mais eficaz e seguro de protecção contra certas doenças. Mesmo quando a imunidade não é total, quem está vacinado tem maior capacidade de resistência na eventualidade da doença surgir. Além da protecção pessoal, traz também benefícios para toda a comunidade, pois quando a maior parte da população está vacinada interrompe-se a transmissão da doença e aumentam-se os sorrisos.

Nenhum comentário: