quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lançada a Semana da Mulher

Foi lançada na manhã da terça feira (13 de Outubro) a semana comemorativa alusiva ao dia das mulheres rurais. O acto que decorreu numa das salas de reuniões da Cidade de Maputo, foi orientado por Narciso Matos, Director Executivo da FDC, tendo contado com a participação de cerca de uma centena de mulheres vindas dos Distritos de Boane, Marracuene, Manhiça e Ressano Garcia.


Na cerimónia, Narciso referiu-se da necessidade de se flexibilizar os mecanismos de acesso aos meios de produção, para este grupo que em Moçambique representa cerca de 70% da população feminina. Segundo ele, durante esta semana "pretendemos fazer uma reflexão a respeito do que está sendo feito e o que precisa de ser melhorado no campo para aliviar a vida das mulheres rurais".


Eva Mabui, do Ressano Garcia, avançou a "Comunidade Activa" que as mulheres rurais manifestaram no encontro as suas preocupações em relação a discriminação no acesso ao crédito, ao limitado acesso a terra, a exclusão nos processos decisórios, entre outras. Segundo ela, apesar de muitas mulheres rurais serem analfabetas, são elas que garantem grande parte da produção alimentar e cuidam da familia.


Importa recordar que o ponto mais alto das comemorações será no dia 15 de Outubro, quando se juntarem em Boane cerca de 1000 mulheres de todos os distritos da Província e da Cidade de Maputo, para partilharem algumas experiências do dia-a-dia.


O dia da Mulher Rural foi instituido pelas Nações Unidas durante a Conferência de Pequim em 1995 com o objectivo de tornar visívil as suas acções, reivindicar os seus direitos, ressaltar o papel preponderante que as mulheres rurais desempenham e que podem desempenhar no crescimento do país quando emponderadas.

Nenhum comentário: