sábado, 12 de fevereiro de 2011

Na região Sul do País: Comités Comunitários ajudam a minimizar sofrimento das crianças

Comités Comunitários de Protecção da Criança estão a ajudar a minimizar o sofrimento de milhares de criança nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. A título de exemplo, são cerca de 200 crianças que viviam em situação difícil, que receberam apoio directo para poder aceder aos serviços de saúde, educação, alimentação, registo de nascimento, habitação bem como apoio psicossocial. Esta assistência foi prestada durante o ano passado, por apenas 5 dos 20 comités existentes.
Apesar dos constrangimentos com que se debatem alguns deles, como a falta de meios circulantes para deslocar à unidade sanitária e visitar as famílias no domicilio bem como a falta de alimentação e habitação condignas, Gina Sitoe, responsável pela coordenação da assistência técnica às Direccções Provinciais da Mulher e da Acção Social, avança que “o trabalho realizado pelos comités está a ter um impacto muito positivo na melhoria de vida das crianças e famílias carenciadas e desde 2007 já foram apoiadas 153.185 crianças órfãs e vulneráveis sendo 35.708 em Inhambane, 93.144 em Gaza e 20.333 em Maputo”. Muitas das crianças assistidas são órfãs chefes de família, órfãs vivendo com pais doentes crónicos e órfãs vivendo com avós sem capacidade de produzir sustento da família.
A criação dos comités parte do princípio segundo a qual a criança pertence a uma comunidade e esta deve ser a primeira alternativa para acolhe-la em caso de necessidade.
Os comités comunitários são grupos de voluntários constituídos por pessoas influentes nas comunidades e que se preocupam com o bem estar da criança, entre elas professores, enfermeiros, policia, líderes comunitários e religiosos, membros do conselho consultivo, activistas das organizações da sociedade civil, agentes económicos, entre outros que se juntam para apoiar a integração familiar de crianças e idosos vivendo em situação de carência e abandono.
A criação dos Comités Comunitários de Protecção da Criança enquadra-se na Política da Acção Social do Ministério da Mulher e da Acção Social, e, num conjunto de acções que a FDC está a desenvolver em parceria com o UNICEF, para a promoção do bem estar integral e harmonioso da criança.

Nenhum comentário: