As comunidades de Mungazine e Hindane, localizadas a sul do Distrito de Matutuine estão a registar grandes avanços na área de produção agrícola como resultado da inovação tecnológica cuja introdução teve inicio em 2008.
Com a iniciativa denominada “Escola na Machamba do Camponês”, a FDC criou campos de demonstração de técnicas melhoradas e de multiplicação de culturas junto de machambas dos camponeses, a época de plantação para cada cultura, espaçamento entre as plantas e culturas, a densidade (quantidade de sementes por cova), técnicas de uso de estrumes, uso de sementes melhoradas entre outras.
Como resultados, culturas como milho, amendoim, feijão, alface, cebola e couve passaram a ter um incremento na produção em cerca de 50 por cento em relação a outros anos. “No final de cada época, os camponeses viam a diferença em termos de resultado e automaticamente passaram a respeitar as técnicas de produção” - Alberto Zamgo, extesionista da FDC.
Neste momento, os camponeses estão a introduzir novas culturas, onde se destacam o abacaxi, variedades melhoradas de amendoim, feijão manteiga, nhemba, tomate, pimenta, cenoura, repolho e batata reno. Só para dar um exemplo, neste momento os camponeses iniciaram a colheita de 75 toneladas de abacaxi, sendo que para o próximo ano este número poderá subir para 125.
Fabião Mbethene, membro da Associação 19 de Outubro, mostra-se visivelmente satisfeito com os resultados até aqui alcançados e promete redobrar esforços de modo a aumentarem as áreas de produção e ajudar a responder as demandas dos mercados com maior poder aquisitivo. “Neste momento usamos a produção para o consumo e para a comercialização no mercado local e na Catembe. Esperamos brevemente aumentar ainda mais as áreas de cultivo e as quantidades e fornecer a cidade de Maputo”.
Esta iniciativa beneficia cerca de 260 membros de 7 associações sendo 4 em Mungazine e 3 em Hindane. A mesma faz parte do Projecto Integrado de Matutuine que a FDC esta a implementar desde 2007 e que contam com o financiamento da Fundação Cear. O projecto visa melhorar as condições de habitabilidade das localidades de Hindane e Mungazine, facilitando as comunidades o acesso a infra-estruturas de habitação condigna, agua e saneamento, serviços sociais e promovendo actividades que contribuam para a sua segurança alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário