Sem água não há vida, diz um adágio popular, procurando traduzir, em poucas palavras, a ideia de que a água é essencial para a vida humana - para a saúde básica e sobrevivência, bem como para a produção de alimentos e prática de actividades económicas orientadas para a geração de rendimento.
Infelizmente, não obstante os esforços que estão sendo desenvolvidos em todo mundo para que mais pessoas tenham acesso a água, comemoramos mais um 22 de Março, o Dia Mundial da Água, com dados assustadores, no que se refere as estatísticas mundias de pessoas que continuam a ter restrições a este precioso líquido. Mais de mil milhões não tem acesso a água limpa em todo o mundo e mais de dois milhões não têm acesso a um saneamento básico, oque constitui principal causa de várias doenças, sobretudo nas crianças.
Em Moçambique, dos cerca de 20,3 milhões de habitantes, menos da metade tem, actualmente, acesso à água potável. Deste grupo, as crianças continuam a ser o grupo que mais sofre com doenças contraidas devido ao consumo de água imprópria.
Dados das Nações Unidas indicam que em Moçambique, cerca de 49% das crianças encontram-se privadas do consumo de água e 47 de saneamento, sendo que nas zonas rurais as privações chegam a atingir a fasquia dos 60%.
Estes dados tornam um imperativo o desancadear de acções com vista a providenciar às comunidades este precioso líquido cuja a essência está e estará sempre ligada a vida. O acesso a água é um direito fundamental e inadiável, pois constitui um pré-requisito para realização de outros direitos humanos.
A FDC iniciou o ano 2010 procedendo a entrega formal de infra-estruturas básicas para o fornecimento deste precioso líquido as comunidades de Mungazine e Hindane, no Distrito de Matutuine. Ora, mais do que entrega formal de infra-estruturas básicas, esta acção constitui um grande contributo para que aquelas comunidades vivam com o mínimo de dignidade, pois, agora, é possível para as crianças, mulheres e idosos de Mungazine e Hindane regarem a vida com segurança e olharem para o futuro com mais esperança. São estes, e outros gestos, que iluminam a visão da nossa organização que coloca sempre a dignidade humana no centro de qualquer acção.
Um comentário:
força FDC continua trazendo alivio para as comunidades
Postar um comentário