O trabalho desenvolvido no âmbito da investigação de microbicidas é o exemplo de um Moçambique que produz ciência capaz de salvar vidas nas comunidades. Esta é a principal constatação do Narciso Matos, Director Executivo da FDC, depois de visitar as actividades desenvolvidas pela organização, no âmbito do Projecto Microbicidas, implementadas no Centro de Investigação da Manhiça (CISM).
Durante a visita, Matos, acompanhado por Maria Adozinda e Rebeca Mabui, membros da Assembleia Geral da FDC, acompanhou passo a passo todos os procedimentos relacionados com o processo de investigação do gel que se espera que venha a ser uma “arma” sublime para o combate ao HIV/Sida.
Nesta visita, foi escalado um dos pontos de devolução de aplicadores de gel localizado no Posto de Saúde de Malavela que dista cerca de 10 km do Centro, onde teve uma explicação dos procedimentos para o processo de recolha e armazenamento dos mesmos.
No CISM, recebeu, dos técnicos envolvidos na investigação, toda informação sobre o processo de sensibilização das comunidades, o registo das mulheres que aceitam participar no estudo, seguimento clínico e assistência médica, entrevistas exploratórias com as participantes e seus parceiros, processamento laboratorial das amostras, processamento dos dados, entre outras. Neste processo, o Professor Matos realçou a maturidade dos processos e procedimentos do trabalho de investigação que estão a ser desenvolvidos em parceria com o CISM.
A visita, terminou com um encontro entre Narciso Matos, Pedro Alonso PCA da Fundação Manhiça e Eusébio Macete, Director do CISM, onde Matos falou da necessidade de explorar possibilidades de financiamento para próximas actividades antes do fim do Projecto em curso, para que se possa dar sequência a todo potencial desenvolvido em pesquisa biomédica ao longo dos últimos anos fruto de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos.
Importa referir que a FDC e o CISM encontram-se envolvidos nesta pesquisa desde 2007, altura em que iniciou o Estudo de Viabilidade para avaliar a população e o local do estudo nas áreas de saúde de Mavalane e Manhiça para a preparação dum ensaio controlado randomizado de fase III dum microbicida vaginal para a prevenção da infecção por HIV (EV Microbicidas).
Neste momento o estudo se encontra na fase piloto, que consiste em determinar a vialibilidade de realizar um ensaio clínico dum gel Microbicida Vaginal de uso diário para recomendar abordagens apropriadas de avaliação da adesão em Moçambique – Estudo TopUp.