segunda-feira, 14 de junho de 2010

FDC Produz Documentários Sobre Tráfico de Menores e Direitos da Criança em Moçambique

Tendo em vista a criação de um ambiente mais favorável para a Promoção e Protecção dos Direitos da Criança em Moçambique, a Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) produziu dois vídeos-documentários, nomeadamente “Sob a Poeira da Estrada” e "Mwana - Um Olhar". 
O primeiro, discute a questão do tráfico de pessoas que acontece dentro e a partir do território moçambicano, destacando conceitos, rotas, redes de traficantes, fragilidades sociais e legais, abordando as causas e consequências, com declarações de especialistas no assunto. De forma aberta a múltiplas interpretações, o documentário revela imagens inéditas pela grande maioria dos moçambicanos, porém de conhecimento dos mesmos. Coloca à mesa depoimentos da Sociedade Civil, do Governo, da Imprensa, e resgata imagens que mostram pessoas traficadas, rostos de traficantes, além de cenas preocupantes do esquema de travessia ilegal numa das fronteiras moçambicanas. O mesmo, incita a reflexões que levarão o telespectador a sentir-se incomodado, próximo e, por que não, mesmo conivente com o processo de manutenção da corrosão social alimentada pela violação dos direitos das crianças.
O objectivo fundamental da produção e divulgação deste documentário, é chamar atenção da sociedade moçambicana em geral para a necessidade de se trabalhar e buscar cada vez mais esforços para a protecção dos nossos cidadãos, em especial mulheres e crianças que são as principais vítimas do tráfico humano.
Por sua vez, o segundo vídeo, apresenta depoimentos de crianças de rua, de alunos, assim como de crianças da zona rural da Província de Nampula, revelando o que pensam e como se comportam. O mesmo, traz ainda, depoimentos da mãe que mesmo sem concordar, aceita o namoro de sua filha menor como meio de ajuda no sustento da família e, contribui para compreender as razões de certos comportamentos que mesmo violando os direitos da criança, são executados diariamente como afirmação cultural.
A FDC espera com esta ferramenta poder contribuir para uma reflexão mais profunda sobre a situação dos direitos da criança em Moçambique. Os mesmos tem a duração de 38 minutos cada e contaram com a realização de Luiz Chaves.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FDC junta parceiros para refletir a situação do HIV/SIDA


Convista a refletir sobre a situação do HIV/SIDA ao longo do corredor de Maputo e fazer o balanço final do Projecto de Prevenção e Cuidados ao HIV/SIDA, a FDC junta nos dias 10 e 11 de Junho corrente, na cidade de Maputo, cerca de 60 participantes, representando 25 associações das provincias e cidade de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala.
Durante os dois dias serão realizados debates e trabalhos em grupos tendo em vista a partilha de experiências sobre a acção e intervenção junto das comunidades. Assim, entre vários temas a ser discutidos, importa destacar a experiência de produção agrícola e qualidade de ensino que esta sendo implementada pela associação Mbatilamukeni no distrito de Caia em Sofala e a experiência de atendimento as Crianças Orfãs e Vulneráveis na Província de Gaza. No encontro, os participantes terão também a oportunidade de descutir algumas estratégias de sustentabilidade ou sobrevivência de ONGs, isto tendo em vista encontrar formas de auto sustento e sobrevivência.